O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro, data em que se promove a conscientização sobre o tráfego nas vias de todo o país.
A data de 25 de setembro foi escolhida como Dia Nacional do Trânsito devido a ser a mesma data de promulgação do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) no ano de 1997.
O CBT foi criado através da Lei 9.503, substituindo a lei antiga que era de 1966. Neste novo código foram criadas uma série de regras e regulamentações que tem o objetivo maior de reduzir o número de acidentes, e melhorar o trânsito pelo país.
Na semana de 25 de setembro, celebra-se também a Semana Nacional do Trânsito, onde durante aquele período ocorrem diversas atividades que buscam promover a importância de um trânsito civilizado na sociedade.
Infelizmente o Brasil bateu recordes negativos no trânsito, sendo que o principal deles foi o número de mortes decorrentes de acidentes no trânsito, que superou em número de mortes por outras causas como doenças e violência, trazendo, portanto um alerta sobre a necessidade de responsabilidade no trânsito.
Entre as principais causas de acidentes no trânsito estão: abuso do álcool, imprudência no trânsito, não conhecimento das leis e regras do trânsito, veículos velhos ou sem revisão, condições ruins de estradas, baixa sinalização, entre outros, porém quando observamos as principais causas podemos ver que é possível evitar acidentes, apenas se precavendo, evitando abusos e tendo maior atenção ao dirigir.
Com todos esses riscos, o Código de Trânsito vem sendo aprimorado com o passar do tempo, com o objetivo de atualizar as normas e criar novas regras para aprimorar o convívio no trânsito e também adequar com as novas tecnologias e mudanças no trânsito, como por exemplo: a Lei Seca, que visa diminuir a incidência de acidentes causados por motoristas embriagados, tornando mais rígida a pena para aqueles flagrados dirigindo alcoolizados; ou mesmo a implementação de sistemas de simulação de direção para aqueles que estão tirando a primeira habilitação, possibilitando assim que o candidato a primeira habilitação tenha mais treinamento e possa ser treinado com diversas situações diferentes, que nem sempre são possíveis de vivenciar apenas nas aulas da auto-escola.