O Dia da Cátedra de São Pedro é comemorado no dia 22 de fevereiro em homenagem à cadeira esculpida para São Pedro, o primeiro Papa da história.
Desde o final do século IV, neste dia, o mundo volta-se para celebrar o dia da cátedra de São Pedro. Não está relacionado a reverenciar a cadeira, pois este é o significado de cátedra, mas sim relembrar o simbolismo por trás do fato.
A “Cátedra” simboliza o lugar santo dos papas, como um domicílio, normalmente dentro da Catedral. É um ambiente físico, onde o Papa delega e executa as atribuições a ele conferidas.
A Santa Cátedra de São Pedro foi a primeira e ser edificada, a história nos conta que o local foi escolhido pessoalmente por Jesus Cristo, descrita como:
· Sobre uma rocha, na cidade de Jerusalém, onde também será edificada a Igreja Cristã, será o local de onde Pedro será o líder em Fé.
Este local era conhecido como Cenáculo, e também Maria a virgem, estivera no mesmo local antes do nascimento de Jesus.
Depois de algum tempo, a sede da cátedra foi transferida para Antioquia, cidade bem próxima a Síria, banhada pelo Rio Oronte.
Era uma grande cidade, a terceira, ficando atrás somente de Roma e de Alexandria. Lá, Paulo já havia iniciado um grande trabalho de evangelização, e por providência divina, Pedro foi a Roma e lá construiu com solidez o mundo cristão.
A história faz menção que ela era de madeira, toda entalhada e com arranjos e enfeites característicos da época.
A Cathedra Petri, significado de Cátedra ou cadeira em latim, até hoje está visível em Roma, especificamente na Basílica de São Pedro, é assim descrita:
· Sua forma é semelhante a uma cadeira de espaldar alto. A Cátedra contempla alguns pedaços da original.
· Também menciona que a Cátedra é ricamente decorada por painéis que ilustram Cristo entregando as chaves dos céus a seu apóstolo Pedro.
· Há também imagens e desenhos de anjos;
· E ao centro um assento de bronze, todo forrado onde estão as relíquias da antiga cadeira;
· Todo o compartimento é em bronze dourado
A maestria da execução da obra é atribuída ao talento de Gian Lorenzo Bernine, no período de 1647 e 1653, para homenagear o primeiro Papa.
Não podemos deixar de relatar que a controvérsias na história. Alguns afirmam que a cadeira foi utilizada por São Pedro, enquanto que outros que a cadeira foi um presente que o Rei da França, Carlos II, mandou de presente ao Papa Adriano II, no ano de 875.
A perpetuação da Fé de Pedro, que se tornou sólida em Roma, fez da cidade, o berço da comunidade cristã católica. Muitos Papas, sucessores de Pedro, já ocuparam a Cátedra Santa.
Cada qual com sua história, contudo o mistério sobre a vida do primeiro Papa São Pedro ainda esconde muitos fatos.
No momento que Pedro confessou sua fé e dedicação absoluta a Jesus, tornou-se Santo e a Cátedra de São Pedro passou a ser a Cátedra de todas as Catedrais. Ela é a representação maior de onde o Papa delibera com a autoridade lhe permitida.
Dia 22 de fevereiro, dia da Cátedra de São Pedro, é a representação máxima do elo entre Jesus e São Pedro, que permanece até hoje, através do compromisso que o Papa assume ao sentar-se na cadeira Papal.