O Dia de Santo Raimundo de Penhaforte é celebrado em 7 de janeiro em homenagem ao padroeiro dos advogados da Espanha, dos advogados canônicos e da Lei canônica.
Raimundo de Penaforte, também conhecido como Raimon de Penyafort, nasceu em 1175, em Vilafranca del Penedès, na Espanha. Desde jovem, Raimundo se dedicou aos estudos jurídicos e filosóficos, e com apenas 20 anos já ensinava direito canônico e filosofia na cidade de Barcelona, onde se tornou cônego.
Quando completou 35 anos, foi lecionar para Bolonha, na Itália, onde ficou por 12 anos de sua vida. Mais tarde se tornou capelão, ou seja, um ministro religioso autorizado a prestar assistência e a realizar cultos em comunidades religiosas, nesta circunstância, para ajudar o Papa Alexandre IV.
Em 1230, voltou para Roma a pedido do Papa Gregório IX para fazer a codificação da Lei canônica que estava dispersa em vários documentos diferentes. Assim que começou a organizar os documentos, eles já começaram a ser seguidos como padrão e isso durou por quase 700 anos, mas a Lei canônica ficou completamente codificada de fato, somente em 1917.
Quando completou 70 anos, Raimundo voltou a lecionar e também se tornou escritor. Entre os seus escritos, destacam-se a Summa de poenitentia et matrimonio, a Summa Casuum, a Summa pastorales e a Summa contra gentes. Sua contribuição em vida foi tão importante, que o Estado espanhol instituiu em 23 de janeiro de 1944, a condecoração honorífica Cruz de San Raimundo de Peñafort, que premia aqueles que se destacam no estudo do Direito e na administração da Justiça, em todos os seus ramos.
Santo Raimundo de Penhaforte faleceu com 100 anos, em 6 de janeiro de 1275, em Barcelona, na Espanha; seu corpo foi enterrado na catedral de Barcelona, onde permanece até hoje. Ele foi canonizado em 29 de abril de 1601, pelo Papa Clemente VIII.