Em 14 de Setembro é celebrado o Dia da Cruz, sendo uma das datas comemorativas em homenagem ao grande símbolo cristão, a Cruz, onde se acredita que Jesus Cristo tenha alcançado a vitória sobre a morte e os pecados.
Esse dia é conhecido de diversas formas diferentes dependendo da tradição cristã, sendo que no catolicismo a tradição diz que nesta data no ano de 320 a mãe de Constantino, Imperatriz Santa Helena, encontrou a cruz onde Jesus havia sido morto em Roma, tornando ali um lugar sagrado, onde surgiu a Igreja do Santo Sepulcro.
A tradição católica celebra nesta data a chamada Festa de Exaltação da Santa Cruz, onde diferente do que ocorre no feriado de sexta feira santa, onde é celebrada a paixão de Cristo e crucificação, em 14 de Setembro tem-se o objetivo de exaltar esse instrumento pelo qual se acredita que Jesus alcançou a vitória sobre os pecados.
Na tradição Anglicana e na Luterana essa data é conhecida pelo nome de Santo Dia da Cruz ou mesmo Festa da Cruz Gloriosa.
Já na Igreja Ortodoxa Oriental, a comemoração é chamada de Exaltação Universal da Honorável e Vivificante Cruz, onde se celebra com um dia de jejum, antecedido por uma vigília na noite anterior, com a utilização da cruz sobre o altar como objeto de adoração, sendo essa uma das doze grandes comemorações da tradição Ortodoxa Cristã.
Alguns outros calendários também apontam o dia 3 de Maio como o Dia da Santa Cruz, pois nesta data no ano de 629 o Imperador de Constantinopla Heráclio, havia recuperado a cruz que então tinha sido roubada pelo povo persa, porém o papa João XXIII decidiu retirar essa data do calendário católico para evitar confusões e unificar a data de celebração.
Em 2016 o Dia da Cruz será celebrado na segunda feira 14 de Setembro.
Em 2017 o Dia da Cruz será celebrado em uma quinta feira.