O Dia de São Francisco de Paula é celebrado no dia 2 de abril, em homenagem ao Santo com uma história repleta por milagres e penitência, que estão além da compreensão humana.
Francisco foi o filho muito esperado por Giacomo e Viena, pessoas devotas, humildes e que desejavam muito receber a benção da paternidade, consagrada pelo nascimento do filho no ano de 1416.
O menino cresceu cercado de amor, e a influência para seguir no caminho da devoção somente lhe trouxe uma vida nobre e completa como reconhecimento maior de sua santidade.
Entre outras características, há relatos de que São Francisco de Paula:
·Não sabia ler nem escrever, mas mesmo assim produzia palavras ímpares durante suas pregações;
·Era adepto do vegetarismo, pois seu amor era tão denso e amplo que não aceitava o fato de sacrificar animais para consumo de sua carne.
Ainda bem pequeno, Francisco enfrentou um grande problema de saúde que quase lhe custou a vida, uma enfermidade atacou seu olho. Seus pais, admiradores e crentes convictos de São Francisco de Assis, em oração, pediram que intercedesse pela cura, em troca iniciariam o único filho no caminho do sacerdotismo.
Tamanha fé não foi em vão, Francisco foi curado.
E o jovem seguiu para um convento Franciscano, e aa partir dali sua vida se transformou e logo se evidenciou seu grande talento para lidar com as pessoas, bem como uma demonstração de fé que chama atenção de todos.
No entanto, o jovem Francisco desejava a vida simples e desprovida de luxos e confortos, e pediu aos seus pais que lhe deixassem seguir a vida de devoção a Deus como um nômade.
Abdicando de coisas materiais e tumultos, por isso escolheu uma gruta, bem próxima de onde outro santo havia promulgado sua vida de fé e lhe serviu de inspiração.
Este período na vida de São Francisco foi de extrema importância, pois desprovido totalmente de materialismo e estabeleceu seus princípios para sua vida religiosa, fundamentados na:
·
Penitência;
·
Benevolência;
·
Amor incondicional ao
próximo;
·
Compaixão;
·
Castidade
·
Obediência a Deus,
incondicionalmente;
·
Jejum.
Entre tantos outros adotados por São Francisco.
Entre todos, São Francisco de Paula foi o mais jovem a estruturar uma entidade para adoração e devoção a Deus, apenas com 19 anos.
Era peculiar, distinta, logo foi abençoada pelo Papa da época, e São Francisco estabeleceu como prioridade para fazer parte da Congregação, que seu íntimo deveria ser pequena em pretensões, mas grande em intenções.
Comprovadamente, São Francisco de Paula realizou milagres, que começaram quando era bem jovem.
Mas o mais conhecido e que mecheu com o sentimento das pessoas é que, com seu dom de amenizar e até sarar doenças, ele ressuscitou o menino Nicola, filho de sua tia.
Também entre seus curados estão reis e pessoas das mais altas classes sociais.
Os seus poderes de cura ultrapassaram sua morte e até os dias atuais muitas graças são alcançadas, através de São Francisco de Paula.
Outros
dons supremos eram:
·
A premunição ou intuição sobre acontecimentos
de fatos;
·
Intercessor poderoso pela
oportunidade de maternidade para as mulheres;
·
Apaziguador das relações de
conflitos;
·
Conselheiro com muita sabedoria.
A generosidade era sinal marcante na personalidade de São Francisco, e ninguém ouvia queixas ou reclamações sobre a grande dedicação que dispensava as pessoas.
Existem relatos que em certo dia, São Francisco atendeu mais de duzentas pessoas, proferindo consolo e curas.
A data do seu falecimento é também a data de celebração do seu dia. Com idade avançada São Francisco de Paula, faleceu na França em 1507. Sua canonização aconteceu 11 anos após sua morte.
Em muitas cidades São Francisco
de Paula é o patrono inclusive aqui no Brasil temos:
·
A própria cidade com o nome de
São Francisco de Paula/RS;
·
A cidade de Pelotas/RS.