O Dia de Marechal Rondon é comemorado no dia 5 de maio. Cândido Mariano da Silva Rondon, ou somente Marechal Rondon – como ficou popularmente conhecido –, foi um militar e sertanista do Brasil.
Rondon nasceu em 5 de maio de 1865, na cidade anteriormente chamada de Mimoso, conhecida hoje por Santo Antônio de Leverger.
É conhecido por ter seguido a carreira militar, como soldado no Segundo Regimento de Artilharia a Cavalo, somente com 16 anos. Rondon também é considerado como uma figura importante no movimento pela proclamação da República, que aconteceu em 1889.
Bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais, Rondon mostrou participação em movimentos de cunho abolicionista e republicano em torno do ano de 1890.
Seu destaque aconteceu em 1889, quando participou da construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá. Rondon também se tornou chefe do distrito telegráfico de Mato Grosso.
Rondon recebeu diversas condecorações e homenagens pela contribuição dada ao desenvolvimento do Brasil, lançando as linhas telegráficas, realizando mapeamentos, desbravando terras e abrindo novos caminhos.
Sua popularidade também deveu-se à defesa incansável em relação aos povos indígenas, servindo como pacificador. Rondon se tornou o diretor do Serviço de Proteção aos Índios, em 1910. Já em 1939, Marechal Rondon se tornou presidente do Conselho Nacional de Proteção ao Índio.
Em 1957, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz.
Rondon faleceu em 1958, com 92 anos de idade, no Rio de Janeiro.
A origem do Dia de Marechal Rondon é voltada para o dia do nascimento do homenageado.
O dia 5 de maio também é lembrado como o Dia das Comunicações, no Brasil, também uma homenagem a Rondon.