O Dia de Santa Antônia ou Santa Antonina de Niceia é celebrado no dia 4 de maio.
Antônia ou Antonina é uma versão feminina do antigo nome latino Antonius, que significa "nascida primeiro" ou "aquela que enfrenta seus adversários". É um nome muito comum entre os cristãos, sendo comum antes mesmo de Cristo.
Ela era uma cristã de Niceia, uma cidade situada na região de Mármara, província de Bursa, na Turquia. Durante as perseguições realizadas pelo imperador Diocleciano, muitos cristãos foram capturados, presos e submetidos a torturas para que renunciassem à sua fé em Cristos e aqueles que se recusavam, eram condenados à morte.
Antonina foi denunciada como cristã ao imperador e foi capturada, submetida a diversas torturas. Ela foi suspensa em um cavalete e foi golpeada com varas, tendo o seu flanco ferido. Também foi queimada com brasa nas mãos e nos pés e depois foi amarrada e colocada em uma cela pequena, onde tinham forrado o chão com brasas.
A religiosa ficou nessa cela por dois dias seguidos e depois foi recolhida e levada ao tribunal, onde, mais uma vez, não renunciou à sua fé em Cristo. Por esse motivo, ela foi condenada à morte. Colocaram-na amarrada em um saco que foi jogado no fundo de um lago pantanoso na periferia de Niceia, onde ela morreu sem ar.
Santa Antonina faleceu no dia 4 de maio do ano 306, dia em que ficou estipulado para a celebração e veneração dessa mártir.