O Dia de Santa Catarina de Sena é celebrado em 29 de abril em homenagem à padroeira da Itália e da Europa, dos enfermeiros, das pessoas ridicularizadas por sua fé, e contra doenças corporais, contra abortos naturais, contra o fogo e contra tentações sexuais.
Catarina de Sena, também conhecida como Catarina de Siena, nasceu em 25 de março de 1347 em Siena, na Itália, em uma família grande e pobre. Seu pai, Jacopo, era tintureiro e sua mãe, Lapa Piacenti era filha de um poeta local e dona de casa. Catarina (Caterina) era irmã gêmea de Joana (Giovanna) e as duas nasceram quando Lapa tinha 40 anos e já tinha tido anteriormente outros 22 filhos, apesar de metade já estarem mortos na época, uma vez que a cidade de Siena havia sido devastada pela peste negra.
Com apenas 7 anos, Catarina consagrou a Deus sua virgindade e começou a ter visões em seus momentos de oração. Aos 15, ingressou na Ordem Terceira de São Domingos e seu grande exemplo de religiosidade a ajudou a converter centenas de pessoas ao cristianismo.
Apesar de ser analfabeta e de ter aparência frágil fisicamente, Catarina conseguia mover homens em prol da paz, da reconciliação e da salvação de almas, por meio de cartas que escrevia às autoridades. Ela também tinha dons místicos e recebeu em seu corpo as marcas das chagas de Cristo.
Catarina de Sena ajudou a socorrer muitas pessoas que estavam sofrendo com a peste negra na Itália e também contribuiu para trazer paz à Igreja Católica que na época estava com dois Papas, sofrendo cisão, e ela moveu montanhas para que a confusão chegasse ao fim.
Santa Catarina de Sena faleceu em 29 de abril de 1380, vítima de um derrame aos 33 anos de idade, na cidade de Roma, Itália. Ela foi canonizada em 1461 pelo Papa Pio II, também em Roma.