O Dia de Santa Rosa Venerini é celebrado em 7 de maio em homenagem àquela que é venerada pela Igreja Católica.
Rosa Venerini nasceu no dia 9 de fevereiro de 1656 na cidade de Viterbo, uma comuna da região do Lácio, na Itália. A família de Rosa era bastante religiosa e lhe deu uma boa educação e uma boa formação cristã.
Certa vez um jovem queria se casar com ela e Rosa viveu um grande conflito, porque seu desejo interior era de se dedicar totalmente a Deus.
Mas em pouco tempo, ela viu sua vida mudar radicalmente quando seu pretendente veio a falecer assim como os seus pais. Ainda jovem, ela teve que assumir a educação dos seus irmãos, mas mesmo com essa grande responsabilidade, ela não abandonou seu desejo de se consagrar a Deus.
Anos mais tarde, Ventura Bandinelli, um padre jesuíta, percebeu que Rosa tinha uma vocação natural para a religiosidade e para o ensino e a convidou para viver em uma comunidade religiosa.
Em 1685, quando Rosa tinha 29 anos, ela e mais duas amigas abriram a primeira escola primária para crianças em Viterbo destinada à instrução e educação dos jovens mais pobres.
Em 1713, Rosa abriu uma escola em Roma e o Papa Clemente XI visitou-a juntamente com oito cardeais e agradeceu a ela e as suas companheiras pelo precioso trabalho, conferiu-lhes uma medalha de prata.
O reconhecimento canônico para essas professoras chegou apenas em 1941, quando, finalmente se tornaram uma Congregação, a congregação religiosa "Mestras Pias Venerini".
Santa Rosa Venerini faleceu em 7 de maio de 1728, aos 72 anos de idade, na cidade de Roma, na Itália, após sofrer durante 4 anos com uma doença. Ela foi beatificada em 1952 pelo Papa Pio XII e canonizada em 15 de outubro de 2006, pelo Papa Benedito XVI.