O Dia de César de Bus é comemorado no dia 15 de abril em homenagem ao fundador da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã.
César de Bus nasceu em 1544, na região de Provença, na França. Fora o ano de seu nascimento, várias outras informações foram “esquecidas” conforme os anos se passaram. Pouco se sabe a respeito da sua infância e de outras informações acerca da sua família.
O relato histórico de César de Bus tem início assim que ele entra na fase adulta. De acordo com a tradição católica, César sempre teve o desejo de ser militar, mas perto do seu alistamento uma grave doença o impediu de continuar nesse caminho.
Abatido com a notícia e com os acontecimentos recentes de sua vida, ele procurou o Bispo de Cavaillon para que ele o ajudasse em seu sofrimento. Antes de chegar ao encontro do bispo, dois jesuítas conversaram com o jovem rapaz e lhe ofereceram apoio e também apresentaram um pouco do catolicismo.
Pouco tempo depois dessa conversa, César encontrou a vida cristã e começou a passar por uma forte transformação em sua vida. Sua enfermidade começou a melhorar e ele passou a dedicar todas as suas forças para os seus estudos do cristianismo. Nesse período, o jovem já havia trocado a carreira militar pela vida de servidão a Deus e a Cristo.
Enquanto estudava para o seu sacerdócio, César já estava decidido a ajudar as outras pessoas a passar pela mesma transformação que ele havia passado. Ele percorria principalmente as áreas rurais de sua cidade para ensinar o catecismo e para ensinar a palavra sagrada das escrituras.
Anos mais tarde, com o auxílio de um familiar, César foi capaz de criar vários centros religiosos (católicos) em locais de difícil acesso. Seu trabalho focava majoritariamente as pessoas que moravam no campo e o seu método de ensino era voltado principalmente para as crianças.
Com trinta e oito anos de idade, ele finalmente conseguiu se tornar sacerdote e já era bem reconhecido pelo seu importante trabalho. Vários jovens se converteram ao cristianismo e em função de um número relativamente grande de pessoas que o conhecia e que seguia seus ensinamentos, ele fundou a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã.
Essa congregação tinha como principal objetivo continuar com o seu trabalho de evangelização nas áreas menos reconhecidas do seu país. Ele e seu primo continuaram devotos ao trabalho divino por todo o resto de suas vidas.
Em 15 de Abril de 1607, César de Bus veio a falecer em função de uma grave doença. Sua beatificação só aconteceu séculos depois pelo papa Paulo VI, no ano de 1975. A festa em sua homenagem, acontece no dia de sua morte.
Apesar de ser pouco reconhecido, César foi um
homem importante para a Igreja Católica. Seu trabalho rendeu muitos frutos, e
foi graças a ele que a palavra de Deus conseguiu chegar em lugares da França
que eram antes inimagináveis. Sua congregação ainda continuou por anos a fio
a espalhar a mensagem de Cristo.