O Dia de Santo Basílio é celebrado em 2 de janeiro em homenagem ao padroeiro dos monges, dos reformadores, dos administradores hospitalares, da Rússia e da Capadócia.
São Basílio Magno, também conhecido como Basílio de Cesareia e Basílio, o Grande, nasceu por volta do ano 329 ou 330, em Cesareia, Capadócia, no Império Romano. Sua família era santa e buscava formar os filhos de modo a terem amor por Deus e pela Igreja, e assim aconteceu com Basílio, que estudou em Constantinopla e em Atenas, e se formou em retórica, que é a técnica de se comunicar de forma persuasiva e eficaz.
Porém, mesmo com sua formação próxima à Jesus, Basílio se distanciou Dele por um tempo, e isso é um fato interessante na história dos santos que conhecemos, pois nenhum santo nasce santo ou é obrigado a se tornar um, isso acontece naturalmente, devido ao legado do bem que deixaram em seus momentos de vida.
Alguns são extremamente ligados a Deus do início ao fim de suas vidas, enquanto outros, como é o caso de Basílio Magno, chegam a se afastar Dele e viver outras coisas, mas em um momento decidem voltar para perto de Deus.
E foi quando Basílio conheceu São Gregório Nazianzeno, que voltou com sua religiosidade, fazendo suas orações e penitências, chegando a se tornar eremita e monge.
No ano 370 d.C, Basílio foi eleito bispo e exerceu um lindo trabalho para combater o Arianismo, que era uma heresia que afirmava que Cristo não era de Deus, o que chegou a confundir muitas pessoas da época.
São Basílio Magno faleceu em 1º de janeiro de 379, no mesmo local de seu nascimento, quando tinha cerca de 50 anos de idade. Além de ter sido um homem humilde e bastante caridoso, Basílio deixou vários escritos que incentivavam as pessoas a permanecerem perto de Cristo.