O Dia do Santo Ricardo é comemorado no dia 7 de fevereiro em homenagem ao padroeiro da família.
Santo Ricardo é originário da Inglaterra, e acredita-se que o seu nascimento aconteceu no século VII. Assim como outros santos, pouco se sabe a respeito dos períodos iniciais de sua vida. Sua história é contada a partir da sua fase adulta.
No caso de Santo Ricardo, sua maior devoção foi com a família e com sua santidade para Deus. Ricardo, ao descobrir que tinha uma espécie de dom para a vida matrimonial e religiosa, decidiu ser santo e também decidiu santificar toda a sua família.
De acordo com a história católica, Santo Ricardo e seus três filhos (Walberga, Wilibaldo e Winebaldo) peregrinaram da Inglaterra até a Terra Santa (que ficava localizada no Oriente Médio). Ao longo de sua viagem, Santo Ricardo adoeceu e acabou falecendo pouco tempo depois. Seu falecimento aparenta ter sido em 722.
Sua morte foi o testemunho de santidade que os filhos precisavam para seguir com os seus objetivos de também se tornarem santos. De acordo com eles, a história de seu pai era o estimulo necessário para que eles buscassem a mesma vida de plenitude e de amor a Deus, e assim que perceberam essa mensagem, deram seguimento no objetivo deles e do seu velho falecido pai.
Durante a peregrinação dos três filhos, o inesperado acabou acontecendo e eles foram chamados por São Bonifácio para ajudar na evangelização de toda a região da atual Alemanha (antiga Germânia). Todos os filhos seguiram o caminho deixado pelo pai e todos eles atingiram sua santidade, dedicando suas vidas para as obras de Deus.
Walberga se tornou responsável por um mosteiro, Winebaldo fundou um mosteiro de sua autoria e Wilibaldo se tornou bispo. Todos os três filhos permaneceram nos seus caminhos sagrados até o fim das vidas.
Santo Ricardo até hoje é reconhecido por sua nobreza e por sua devoção, assim como todos os seus filhos. Toda a família de Santo Ricardo seguiu a mensagem de Cristo.
De acordo com a tradição católica, Santo Ricardo morreu na França e seu túmulo se tornou uma espécie de local de devoção para todos os cristãos da região. Santo Ricardo era chamado de rei e de santo após a sua morte, e ainda de acordo com a tradição, vários milagres ocorreram para aqueles que oraram para esse homem santo.
Em Florença, Santo Ricardo ainda é adorado e festejado por uma boa parte da população, que o chama de Santo Rei dos Ingleses ( jamais houve outro rei e santo na história da Inglaterra ).
De acordo com moradores dessas regiões, todos que pedem por sua intercessão são atendidos.
Santo Ricardo é um exemplo de homem que dedicou a sua vida e a vida de sua família para Deus, e assim como todos os outros homens ( e mulheres ) que fizeram o mesmo, ele recebeu a sua recompensa no reino dos Céus – tanto ele, como os seus três filhos.