O Dia de São Caetano Catanoso é comemorado no dia 4 de abril em homenagem ao fundador da Congregação das Irmãs Verônicas da Sagrada Face.
Caetano Catanoso nasceu no dia 14 de fevereiro de 1879, na Itália. Sua família era cristã devota, e toda a religiosidade da família acabou sendo um importante fator na vida de Caetano.
Com apenas 10 anos de idade, o jovem rapaz já sentia o desejo e a vocação para o sacerdócio, e então acabou entrando no Seminário Arquiepiscopal de Régio. Lá, seu sacerdócio foi ordenado no dia 20 de Setembro de 1902.
Caetano se dedicou cada vez mais ao cristianismo. Inclusive, chegou a se proclamar publicamente um cristão fervoroso e incansável. Em 1904, o jovem foi nomeado pároco de Pentidattilo, uma pequena vila italiana onde a pobreza reinava e os moradores viviam em um profundo sofrimento pela marginalização.
A vila também era composta por pessoas que não tinham instrução. A maioria dos habitantes eram analfabetos e não possuíam nenhum conhecimento religioso. Incumbido de espalhar a mensagem de Cristo como pastor da região, Caetano Catanoso se dedicou de corpo e alma, vivenciando com a população local todos os seus problemas e vitórias.
Em pouco tempo de trabalho, o povo passou a reconhecer em Caetano um carisma e uma figura paterna de altíssimo valor. O reconhecimento foi tamanho que até mesmo algumas pessoas da região o passaram a lhe chamar de “pai”, com o tamanho carinho que possuíam com a sua pessoa e com o seu trabalho.
Ainda firme na sua devoção sagrada, ele continuou a defender o povo dessa região com todo o fervor. Acabou realizando um extenso trabalho religioso com vários seminários, sempre como diretor espiritual, zelando pelo conhecimento e pelo evangelho de Cristo que era o principal amor de sua vida.
Em 1934, ainda com a missão de espalhar ainda mais as escrituras, Caetano fundou a Congregação das Irmãs Verônicas da Sagrada Face, que foi aprovada canonicamente em 1953. Seus esforços foram incontáveis e por todo o resto de sua vida a sua missão foi sendo cumprida com louvor.
Caetano morre no dia 4 de abril de 1963, na Casa Matriz da sua Congregação. Até os dias de hoje os resultados do seu trabalho são observados na região italiana que passou a maior parte da sua vida.
Sua canonização aconteceu em 2005, pelo papa Bento XVI, no dia 23 de outubro de 2005. Principalmente na Itália, vários fiéis comemoram a festa em sua homenagem, já que ele foi uma importante figura para uma região que estava sofrendo com todo o tipo de adversidade.