O Dia de São Tomás de Aquino é celebrado em 28 de janeiro em homenagem ao padroeiro dos acadêmicos, do ensino, dos teólogos, das escolas e universidades católicas, dos estudantes e dos livreiros. São Tomás de Aquino também é o padroeiro de diversas cidades e protege contra raios e tempestades.
Tomás de Aquino nasceu no antigo Reino da Sicília, na Itália, por volta do ano 1225. Ele veio de uma família nobre, e no tempo da escola entrou em contato com os ensinamentos de Aristóteles, Maimônides e Averróis, que são importantes influências da filosofia teológica.
Quando completou 19 anos, Tomás quis fazer parte da Ordem dos Pregadores, uma ordem religiosa católica que tinha o objetivo de pregar a palavra de Jesus Cristo e converter pessoas ao cristianismo. Porém, sua família foi contra e o deixou preso por cerca de um ano nos castelos onde moravam, para tentar fazê-lo mudar de ideia.
Em uma tentativa desesperada de fazê-lo mudar, seus irmãos contrataram uma prostituta para seduzi-lo, e ele a expulsou com um ferro em brasa. Diz a lenda que naquela noite, Tomás recebeu a visita de dois anjos que o fortaleceram com determinação para permanecer no celibato.
Em uma noite de 1244, sua mãe Teodora, ao perceber que todas as tentativas da família fracassaram, ajudou seu filho a fugir do castelo. Tomás então foi estudar na faculdade das artes da Universidade de Paris.
Mais tarde, Tomás se tornou professor, onde lecionava sobre os livros do Antigo Testamento e posteriormente obteve seu mestrado em teologia, onde passou a ensinar estudos bíblicos. Ele escreveu diversas obras que são consideradas de grande influência na filosofia e na teologia e também foi considerado um professor modelo para quem estuda para o sacerdócio.
Em 1274, Tomás faleceu devido a complicações de um acidente que sofreu. Ele caiu de um jumento em uma de suas viagens e bateu a cabeça em uma árvore que estava tombada na estrada.
No ano de 1323, ele foi canonizado pelo Papa João XXII e até hoje é venerado como santo pela Igreja Católica.