O Dia de São Pedro Damião é comemorado no dia 21 de fevereiro em homenagem ao servo de Deus que sempre ensinou que devemos nos renovar sempre para compreender os propósitos de Deus.
O nascimento de Pedro foi em 1007, em Ravena, cidade italiana. O último de uma família numerosa, já bem cedo ficou órfão, motivo que o levou a morar com seu irmão mais velho e que incorporou o nome Damião ao seu.
Logo se interessou pela vida religiosa, e ingressou na Congregação Camaldulenses, onde a prática eremita o levou a muitos questionamentos sobre a maneira de viver sem reclamar ou cobrar.
Pedro era notável pela sua inteligência, estudou direito sobre as questões da Igreja e teologia, logo se tornou professor com grande mérito. Era humilde e aceitava de forma singular as mudanças em sua vida. Por isso, logo de sacerdote passou a trabalhar junto ao Papa, aconselhando-o em suas decisões.
Mas a inquietude em relação aos rampantes e aos extravaso da Igreja o faziam trabalhar mais e mais para que as congregações fossem purificadas e santificadas, antes de tudo.
Motivo que o fez em 1035, dedicar-se profundamente à penitência, com pouca comida e desprovido de qualquer conforto, inclusive com técnicas não favoráveis a sua saúde, motivo que o deixou muito doente.
Todas as suas atitudes e exemplos tinham o propósito de chamar a atenção dos fiéis para:
•Oração;
•Penitência;
•Práticas de flagelos;
•Renovação permanente.
E estas observações eram evidentes nos Mosteiros que fundaram e nas suas obras literárias elaboradas para chamar a atenção às imoralidades da Igreja.
Pedro Damião era escritor de renome, entre suas obras estão às investigações sobre:
•Os abusos do clero, em relação a condutas suspeitas;
•As heresias sobre ocupação de cargos dentro das congregações, com jogo político e de interesses.
Todos esses documentos que foram enviados ao papado da época a fim de provocar investigação sobre o lado escuro da Igreja. Pedro Damião escreveu também, muitos sermões e orações.
Em 1046, foi trabalhar como assessor do Papa Leão, e como tinha a grande tarefa de orientar, pela sapiência e moderação, foi considerado como doutor, ou seja, um sábio que deveria ser consultado.
Sempre com tom poético, escreveu também sobre avida de são Romualdo, fundador de Ravenna, como era grande estudioso, sabia encontrar o lado místico da mensagem de Deus.
Para Pedro Damião, Cristo deveria ser o centro da vida. O elo mais forte de ligação entre Deus e o homem. Até os maiores problemas não eram páreos para o amor de Jesus Cristo.
Sua impetuosidade em relação às injustiças e ao desejo de reformar as práticas do clero, tornando-as mais rígidas, muitas vezes exigia longos momentos de tensão e reclusão.
Pedro Damião era como um fiscal a serviço do Papa Leão IX e da Igreja, por isso, peregrinou pela Itália, Alemanha e França, para propagar a palavra cristã e fiscalizar as obras eclesiásticas.
Seus últimos dias foram em Faença, comuna italiana, onde faleceu em 1072.
O legado de São Pedro Damião está implícito que, como cristãos, ou qualquer pessoa, jamais deverá se tornar corrupto, que a luta pela transformação deverá ser constante.
Que possamos, através do exemplo de vida de São Pedro Damião, ter coragem para não permitir que por injustiças, as pessoas tenham sua dignidade afetada.
Pois ele deixou tudo, abriu mão de qualquer conforto ou mentira para servir a Cristo, por isso no dia 21 de Fevereiro, rendemos homenagens e eterno respeito ao doutor em sabedoria São Pedro Damião.