O Dia Nacional do Expedicionário é lembrado no dia 5 de maio. O expedicionário, para quem não conhece, é aquele que fez parte da Força Expedicionária Brasileira, a FEB.
A FEB foi a responsável pelo envio de brasileiros para a Europa – mais especificamente na Itália –, na época da Segunda Guerra Mundial, para defender o lado aliado. A FEB foi uma força militar brasileira, uma divisão do Exército, com comando do general João Batista Mascarenhas de Morais.
Os expedicionários foram enviados em 2 de julho de 1944. Esses militares também foram popularmente chamados de pracinhas – 25.334 membros. A FEB teve sua primeira campanha em solo europeu em setembro do mesmo ano.
O lema da FEB era “a cobra está fumando” – lema inspirado em um discurso proferido por Getúlio Vargas (naquela época presidente do Brasil), que incitou que era “mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”.
O expedicionário, além da data de 5 de maio, possui o dia 2 de maio como homenagem, já que este lembra dos ex-combatentes do maior conflito bélico da história.
Não existem informações que abordem o motivo ou a questão de origem da escolha do dia 5 de maio como Dia Nacional do Expedicionário.