O Dia de São Silvério Papa é comemorado no dia 2 de dezembro em homenagem àquele que era calmo, sereno e ao mesmo tempo bondoso com as pessoas a sua volta.
Silvério nasceu em Frosinone, na Campânia, Itália. Era filho do Papa Hormisdas, que foi casado antes de entrar para o ministério da Igreja e converter completamente a sua vida.
Existem alguns escritos que afirmam que Silvério foi sucessor do seu próprio pai, mas na verdade a história não é bem assim. Antes de Silvério assumir, outros também já haviam ocupado o trono de Pedro, e todos eles em períodos distintos, sem chegar nem mesmo dois anos cada.
Os papas que assumiram anteriormente a Silvério foram: João I, Félix III, Bonifácio II, o antipapa Dióscoro da Alexandria, João II e Agapito I.
Silvério foi eleito no dia 1 de junho de 536 e foi o grande sucessor do papa Agapito I. Mesmo sendo apenas um subdiácono. Quando enfim assumiu o trono de Pedro, foi simplesmente um dos mais valentes defensores do cristianismo, pois chegou a enfrentar até mesmo a imperatriz Teodora.
Toda essa contenda com a imperatriz se deu inicio no momento em que ela enviou uma carta para Silvério, ordenando que o mesmo aceitasse bispos hereges, entre ele Anitmo em Roma.
Ao receber a carta, Silvério respondeu com veemência que não pretendia obedecer tal ordem em hipótese alguma, então foi preso e acabou severamente punido com maus tratos e xingamentos.
Além disso, também tiraram completamente suas vestes papais e o deixaram vestido apenas como um mero monge, sendo deportado para Patara, na Ásia.
Enquanto Silvério estava em Patara, o antipapa Virgílio assumia o governo da Igreja e só o fez porque aceitou completamente a imposição feita pela imperatriz de receber em Roma os bispos heréticos.
Revoltado com toda a situação, Silvério resolver falar diretamente com Justiniano, o monarca. Foi justamente nesse encontro que o mesmo proferiu algumas palavras que ficariam gravadas por toda a história e seriam repetidas nos séculos seguintes.
Completamente tocado pelas palavras de Silvério, o imperador determinou que o mesmo voltasse para Roma, mas Teodora continuou com todas as suas armações e, pouco tempo depois, ele já estava sendo enviado à ilha de Palmaria, Ponza, onde sofreu com um exílio ainda pior do que o anterior.
Justiniano novamente deferiu a ordem para que ele voltasse para Roma, mas o papa preferiu terminar todo esse grande problema e abdicou no dia 11 de novembro de 537.
Passando muita fome, morreu pouco tempo depois, no dia 2 de dezembro do mesmo ano em que abdicou. Totalmente ao contrário dos outros papas, o corpo de Silvério não voltou para Roma, pois foi deixado naquela mesma ilha, onde a sua sepultura acabou tornando-se um local de graças e peregrinação.
O São Silvério Papa é extremamente venerado no dia de sua morte, mas durante todo o ano também recebe visitas de fieis que admiram e reconhecem toda a sua santidade e principalmente a sua luta pela fé.
Se muitas pessoas não davam a mínima credibilidade para o santo papa, com certeza isso mudou completamente desde a data da sua morte, pois nos ensinou:
•Persistência;
•Devoção;
•Confiança.
Até os dias de hoje devemos prestar homenagens a São Silvério Papa.