O Dia de São Silvestre é celebrado no dia
31 de Dezembro, último dia do ano de
acordo com o calendário greco-romano. Nessa data ocorreu a morte do papa São
Silvestre, que governou a Igreja Católica Apostólica Romana entre os anos de
314 a 355 depois de Cristo. Foi justamente em 31 de Dezembro de 355 que ele
faleceu e a instituição a qual serviu por toda a sua vida decidiu que essa
seria a melhor data para homenageá-lo com a canonização.
O dia de São Silvestre é comemorado porque ele enquanto papa teve uma enorme importância para os rumos da fé cristã. Durante o seu pontificado, São Silvestre foi responsável por uma verdadeira revolução dentro das bases do catolicismo e modificou o seu status de importância dentro da sociedade e da política. Foi nesse período que o clero e o Estado se uniram com mais força.
A perseguição aos cristãos cessou dentro do Império Romano, porque exatamente nesse momento a religião católica se tornou a religião oficial desse Estado, que naquele instante tinha como governador Constantino Magno. Com essa reviravolta a Igreja Católica e seus fiéis deixou de ser condenada, o que ocorreu por mais de 300 anos.
Foi do papa São Silvestre também a realização do concílio de Nicéia, ocorrido no ano de 325, que tinha como pressuposto apontar as qualidades divinas de Jesus Cristo. Com isso a renovação do espírito cristão se deu e esse homem passou a ser visto como um santo a ser cultuado pelos católicos, mesmo que não tenha sido um mártir da causa cristã.
Outro grande feito do papa santo foi auxiliar na construção da basílica de São Pedro, construída sobre o túmulo dos apóstolos de Jesus. Também participou da construção da basílica Lateranense, que viria a ser a residência oficial dos papas.
Em homenagem a São Silvestre, que esteve à frente da Igreja Católica Apostólica Romana por mais de 20 anos, tendo trazido tantas conquistas para a fé cristã todos os anos ocorre no dia 31 de Dezembro a Corrida Internacional de São Silvestre, na cidade de São Paulo, no Brasil.
A primeira edição dessa corrida se deu no ano de 1925. Quem tomou a frente do evento foi o jornalista Casper Líberto, depois de se entusiasmar muito assistindo uma corrida noturna na França. Teve a ideia então de fazer o mesmo em sua cidade, São Paulo e assim aconteceu.
É exatamente por essa razão que nos seus primeiros anos a Corrida Internacional de São Silvestre foi disputada à meia noite, precisamente na virada do dia 31 de Dezembro para o dia 1º de Janeiro. Como o evento só fez crescer, os seus organizadores acharam por bem enquadra-la nas regras da Federação Internacional de Atletismo, que recomenda que esse tipo de evento ocorra na luz do dia. Assim a corrida passou a ser realizada na tarde do dia 31 de Dezembro, mais especificamente às 15 horas para as mulheres e às 17 horas para os homens!