O Dia do Campo, também conhecido como Dia Mundial do Campo, é comemorado em 5 de maio. Já o Dia Nacional do Campo Limpo é celebrado em 18 de agosto.
O campo é considerado o bioma terrestre mais vasto do planeta. Através dos continentes, sua superfície chega a cerca de 24% - ou em 46 milhões de quilômetros quadrados.
Os campos estão presentes em regiões mais temperadas, onde possuem verões quentes e invernos frios. Aqui no Brasil, uma formação muito conhecida é o pampa sul-americano, que ocupa uma grande parte do Rio Grande do Sul, além do Uruguai e províncias da Argentina.
A agricultura e a pecuária são atividades que mantêm acesa a importância do campo e principalmente pelo desenvolvimento do homem sobre o campo. Por isso, o Dia do Campo deve servir de reflexão sobre como esse sistema é vital para a sobrevivência (humana, vegetal e animal).
A agricultura em si também mostra que é fundamental para a sobrevivência e existência das sociedades, desde os tempos pré-históricos, pois era dela que saía a alimentação diária das famílias residentes nas aldeias.
O trabalho no campo é uma ótima fonte de empregos, que geram renda e riqueza ao país. Desse modo, considera-se o campo como um impulsionador da balança comercial.
O Dia Nacional do Campo Limpo também tem como objetivo trazer conscientização ambiental em relação à agricultura, como, por exemplo, através de um correto destino das embalagens de agrotóxicos.
Um desafio atual que não só remete ao campo, mas sim para toda a agricultura, é como gerar alimentos suficientes para uma população mundial que ultrapassou os 7 bilhões de habitantes. Esse desafio é complicado pois deve-se cumpri-lo sem atingir negativamente o meio ambiente.
Não existem informações que abordem o motivo ou a questão de origem da escolha do dia 5 de maio como Dia Mundial do Campo.
O Dia Nacional do Campo Limpo está instituído através da Lei Federal nº 11.657, de 2008.