DIA DO REPÓRTER FOTOGRÁFICO
O dia do Repórter fotográfico é comemorado no dia 2 de Setembro, uma profissão dinâmica, O repórter fotográfico é o profissional que trabalha na área do fotojornalismo, responsável por captar as imagens dos fatos jornalísticos que são transformados em notícia.
No fotojornalismo, a fotografia deve transmitir informações, e isso pode ser feito de acordo com as técnicas de trabalho que o repórter fotográfico possui. Eles podem trabalhar para revistas, jornais, portais de internet e mais. A foto no jornalismo da ênfase e informação complementar para qualquer reportagem.
Esta profissão, que muitas vezes se destaca por transmitir ao mundo imagens que não precisam de sequer uma palavra para que seja compreendida, merece nosso respeito e homenagem.
Como a profissão está relacionada diretamente com a fotografia, é importante saber que:
· Os primeiros registros fotográficos aconteceram em 1816;
· A profissão do repórter foi consolidada quando o britânico Roger Fenton, durante o período de 1853 a 1856, fotografou a Guerra de Criméia;
· Em 1888, o americano George Eastman produziu a primeira câmara fotográfica.
O Repórter fotográfico é o profissional que consegue, com muita agilidade, registrar os acontecimentos principais e marcantes, através de imagens capturadas no exato momento do acontecimento.
O que identifica o repórter fotográfico é sua atitude em relação à fotografia, que é o resultado final do seu trabalho. A imagem certa para que a informação, o interesse e o entretenimento seduzam o leitor.
O repórter fotográfico deve conseguir transmitir ao leitor a visão dos fatos, com segurança e realismo, obtidos através da câmara fotográfica, com a intenção de gerar impacto e perguntas a serem respondidas com a leitura do texto jornalístico.
Entre os grandes compromissos com sua profissão está:
· Apresentar a realidade, sem distorcer os fatos;
· Saber identificar a imagem correta que combine com o texto
Apesar do instrumento de trabalho ser semelhante ao fotógrafo e ao repórter, difere totalmente na sua atitude profissional. Deve saber identificar o momento certo, em detrimento único de:
· Aproveitar o melhor fragmento de luz apropriado;
· Atenção nos detalhes;
· Imagens únicas exclusivas;
· Rapidez;
Como está exposto a todos os tipos de situação, precisa dominar o impulso de agir, sobrepondo a necessidade da foto até mesmo antes de suas próprias emoções.
Por ser um trabalho investigativo, o bom repórter fotográfico se organiza, de uma forma que possa preencher todos os requisitos para a melhor fotografia:
· O ideal é chegar com antecedência no local do evento;
· Deve ser o último a sair, pois muitas vezes a melhor foto fica para o final;
· Ser paciencioso;
· Otimista, a palavra “impossível”, não deve fazer parte do seu dicionário;
· O fato não tem hora para acontecer, então não existe horário para este profissional;
· Educação, diplomacia e serenidade no agir aumentam as chances de imagens exclusivas.
Além disso, agir com o máximo de discrição, a o ponto de sua presença nem ser notada, para que os protagonistas sintam-se a vontade.
A grande aliada é a câmera fotográfica, e bem provável que seja única. Deve estar sempre consigo, pois qualquer fato, sempre é único, exclusivo, sem repetição.
Saiba que para atuar nesta profissão o mais importante é gostar de fotografia, não existe a exigência de uma diplomação.
Mas, sem dúvida, a formação em jornalismo, alavanca um número maior de oportunidades de trabalho.
Frequentando um bom curso, em dois anos, suas capacidades e habilidades são desenvolvidas. As áreas estudadas abrangem:
· Conhecimento humanístico;
· Noções de marketing e administração;
· Laboratório;
· Semiótica;
· Iluminação;
· Arte e história da fotografia;
· Foto digital.
Até porque os conhecimentos em informática e de equipamentos digitais são extremamente relevantes, para o bom desempenho do profissional.
Vale comentarmos sobre o repórter fotográfico que opta por uma linha de trabalho repleta de controvérsias e desafios, que exigem audácia e indiscrição.
Fotografar a vida das celebridades e famosos, na tentativa de flagrar essas celebridades além de sua rotina, em cenas inusitadas, caóticas, curiosas, enfim, expor o lado oculto de sua imagem.
Com o único intuito de vender as fotos para a imprensa, muito acima do valor de mercado.
Sem dúvida, quem optar por seguir a carreira de repórter fotográfico, não vai encontrar monotonia no sei dia a dia, apesar dos grandes desafios, a recompensa em conseguir imagens imortais, é para toda a vida.
O Dia do Repórter Fotográfico é comemorado em 2 de setembro no Brasil, celebrando todos os profissionais que atuam nesta profissão.