O Dia de Santo Porfírio de Gaza é comemorado em 26 de fevereiro, em homenagem ao padroeiro de Jerusalém.
Porfírio nasceu no ano de 353, no lugar denominado Tessalônica, grande Macedônia. Sua formação foi baseada na religiosidade, integridade e humilde, tornaram-no grande referência em Jerusalém.
Sua busca o levou ao Egito e de lá seguiu até a Palestina. Sua necessidade de meditação fez com que se isolasse em uma caverna por quase cinco anos, e somente por intervenção de uma doença, aceitou seguir até Jerusalém para buscar a cura.
E foi lá que Cristo tocou seu coração, em meio a sua agonia em virtude da doença, a materialização em sonho, de Jesus crucificado, prometeu-lhe a cura, pois Santo Porfírio era um homem de fé, e assim aconteceu.
A partir deste dia, Porfírio ordenou que todos os seus bens fossem distribuídos aos pobres e passou a adotar um novo modo de vida, onde:
•Trabalhava em meio ao povo, para conseguir seu alimento;
•Passou a ter uma vida penitente e complacente com seus semelhantes;
•Estabeleceu a penitência e a oração;
•Seguiu o sacerdócio.
Porfírio encontrou no sacerdócio e mais tarde no bispado a oportunidade para ajudar o povo, pois era uma pessoa influente e diplomática.
Foi líder austero e veemente contra a propagação do paganismo, e enquanto bispo usou de sua autoridade para, inclusive, fechar os templo e locais de adorações.
E isso fez com que alguns grupos de adoradores se rebelassem contra Porfírio, e elaborassem um plano para assassiná-lo, mas com o apoio da Imperatriz Eudóxia, todos os grupos foram eliminados.
Porfírio foi muito agraciado, pois durante sua visão recebeu a cruz de Jesus, e subitamente foi curado, e por este motivo que seu nome foi proclamado para várias regiões ao redor de Jerusalém.
E pela benção direta de Jesus, foram atribuídos milagres a Santo Porfírio, e o principal foi relatado em Gaza, que sofria com a seca tórrida, comum aquela região. Santo Porfírio, com muita devoção:
•Convocou todos para que se reunissem em oração;
•Organizou uma grande procissão penitente.
E assim, após os fieis chegarem ao destino, uma pequena capela, a chuva subitamente começou a cair.
Outro episódio, muito curioso, foi a auto-destruição da estátua de Vênus, a única imagem que havia permanecido após o desmanche dos templos de oração.
A história conta que Santo Porfírio, posicionado em sua frente e em oração, com tamanha fé, fez com que a estátua se quebrasse sozinha.
Com total dedicação ao povo de Gaza, durante quase 30 anos, Santo Porfírio faleceu em 26 de Fevereiro de 420, e o principal legado, foi seu intenso trabalho de evangelização e erradicação do paganismo.
Sua biografia foi escrita por seu fiel discípulo Marcos, que inclusive o acompanhou deste sua primeira visão, na insalubre caverna, as margens do Rio Jordão.
Santo Porfírio nos ensinou uma coisa grandiosa, a coragem e a determinação, pois, mesmo ameaçado:
•Era envolvido com a política do seu tempo;
•Interferia para que as necessidades do povo fossem prioritárias;
•Combateu o paganismo com determinação, sem temer ameaças.
E foi crente com tamanha intensidade que foi curado pela interseção direta de Cristo.
Por isso, devemos resgatar a imagem de benção de Porfírio o patriarca de Jerusalém, e homenageá-lo com fervor no dia 26 de Fevereiro.