Dia de Natal - 25 de Dezembro
O Natal é um feriado religioso celebrado anualmente no dia 25 de dezembro, onde todos os cristãos comemoram o dia de nascimento de Jesus Cristo.
Apesar de ser um feriado religioso, o natal é comemorado também por pessoas não cristãs e tem muita importância no mundo ocidental, pois foi a partir dele que se passou a contar os anos.
Antigamente o Natal durava até 12 dias, pois foi o tempo que os três reis magos levaram para encontrar o menino Jesus e presenteá-lo. Esse é o período em que deve-se, pela tradição, deixar a árvore de natal montada após o dia 25 de dezembro, até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
Origem do Natal
A origem do natal está ligada a celebração do dia do deus sol em 25 de dezembro, que foi adotado pela a Igreja Católica para representar o nascimento de Jesus com objetivo de converter pagãos ao cristianismo, sendo que a partir do século III tornou-se uma tradição cristã.
Símbolos do Natal
Árvore de Natal
O natal possui diversos símbolos, entre eles a árvore de natal, que acredita-se ter origem na Alemanha, quando Martinho Lutero ao deparar-se com um pinheiro coberto de neve a luz das estrelas, quis compartilhar essa imagem em casa e para a sua família, reunindo então galhos e cobrindo-os com enfeites e velas para iluminá-los, tradição depois trazida por alemães para a América, que acabou se tornando tradição no mês de dezembro para simbolizar o natal em todo o mundo ocidental.
Presépio
O presépio no natal representa a santa família e o nascimento de Jesus, ele geralmente é composto por uma imagem de Jesus ainda criança, seu pai José e sua mãe Maria. Essa tradição teve início no século XIII com São Francisco de Assis.
Papai Noel
Acredita-se que a origem do Papai Noel foi através de um bispo chamado Nicolau, que viveu na Turquia no século III. Ele tinha o costume de presentear os mais pobres com moedas e presentes em épocas festivas.
Apesar de não ter ligação direta com o nascimento de Jesus, a Igreja Católica decidiu santificar o bispo, agora conhecido como São Nicolau, devido a todos os milagres atribuídos a ele. A adoção de São Nicolau ao natal se iniciou na Alemanha e depois espalhou-se melo mundo.
O Natal do Comércio
O Natal também é conhecido como um feriado comercial, onde as pessoas buscam presentes para trocar entre si.
O comércio mundial estimula as vendas de diversos itens. Em alguns países como nos EUA e no Canada, a partir de outubro já se iniciam as campanhas de vendas para o Natal, que duram até dezembro.
Real Significado do Natal
Apesar da diversificação e massificação do Natal, os cristãos acreditam que é importante trazer o real significado dessa data, que representa o que foi o nascimento de Jesus e o que ele ensinou em vida, uma vez que acredita-se que Jesus nasceu para levar consigo os pecados da humanidade e por isso o natal deveria lembrar a todos da necessidade de termos solidariedade, amor ao próximo e união.