Em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Nesta data busca-se lembrar a todos quanto à importância da preservação desse bem, que é um dos mais importantes da natureza e para a vida humana. Assim, através dessa celebração, as pessoas são conscientizadas da necessidade de preservação do meio ambiente como um todo, tendo como seu símbolo maior a árvore.
A data de 21 de setembro foi escolhida em razão da proximidade da data de início da primavera no hemisfério sul, assim essa data não é a mesma de comemoração em países de outras regiões, onde geralmente no Dia 21 de março é festejado o dia Mundial da Árvore, que tem sua origem nos EUA, onde se comemora essa data desde 1872.
As árvores são um dos seres mais importantes na natureza, pois contribuem de diversas formas para a vida no planeta terra. Através do processo de fotossíntese ela absorve gás carbônico da atmosfera transformando-o em oxigênio, contribuindo então para um ar mais limpo e diminuição da temperatura. Outro processo importante que é feito pelas árvores é o de evapotranspiração, onde elas elevam a umidade do ar, através de sua transpiração do restante da água captada no solo pelas suas raízes, que não foram utilizadas na fotossíntese. Além disso, as árvores ainda ajudam a prevenir erosões no solo, através de suas raízes que auxiliam a firmar o mesmo. Outra função importante é para os animais, onde a copa das árvores oferece abrigo da chuva para alguns animais, e sua sombra protege-os do calor.
Além de todos esses benefícios, é claro, temos outro que também é fundamental que é o fornecimento de alimento para as mais diversas espécies, desde folhas até frutos, que permitem o sustento de toda a cadeia alimentar, uma vez que mesmo os animais carnívoros se alimentam de animais que se alimentaram de vegetais e frutos.
Existem muitos tipos de árvores e elas variam de acordo com cada região do nosso país, sendo que para algumas regiões temos algumas árvores que se tornaram símbolos pela sua abundância, são elas:
Região Norte, castanheira; Nordeste, carnaúba; Centro-Oeste, ipê- amarelo; Sudeste, pau-brasil e na Região Sul, araucária.
O Brasil é um país que possui um ecossistema muito rico e por isso abriga uma grande quantidade de tipos de árvores, assim algumas dessas árvores acabaram se tornando símbolos da nossa região, tanto pela variedade, como também pela quantidade, que impressionou os primeiros desbravadores, sendo que o nome Brasil é derivado da árvore leguminosa chamada de Pau-Brasil, que é nativa da mata atlântica Brasileira. Outro vegetal que é símbolo do Brasil é o Ipê-amarelo, que tem o título de Flor Nacional.
As árvores também são utilizadas para fabricação de produtos industrializados para o consumo, como por exemplo, na confecção de móveis, retirada de celulose para fabricação de papeis, de compostos para a indústria farmacêutica e até na construção de casas. Por se tratar de uma matéria prima em abundância e de custo baixo, a busca pela exploração das árvores aumentou muito nas últimas décadas, o que gerou o problema do desmatamento.
Com o avanço da economia e a necessidade cada vez maior da população de produtos que tem como matéria prima a árvore, ocorreu um aumento muito grande na exploração desse recurso natural. Porém como essa exploração não ocorreu de modo sustentável acabou gerando o problema do desmatamento, que consiste na exploração sem reposição das árvores, que resulta em um desequilíbrio ambiental, podendo até levar a consequências graves no ecossistema. Em razão de todos esses aspectos, é muito importante que haja uma consciência de todos para a preservação do meio ambiente e das árvores, que podem afetar de forma drástica a sobrevivência da terra.