Calendário 2025



Dia de Nossa Senhora das Dores próximos anos




15
Setembro de 2024 ( Domingo ) - Dia de Nossa Senhora das Dores
15
Setembro de 2025 ( Segunda-feira ) - Dia de Nossa Senhora das Dores
15
Setembro de 2026 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora das Dores
15
Setembro de 2027 ( Quarta-feira ) - Dia de Nossa Senhora das Dores
15
Setembro de 2028 ( Sexta-feira ) - Dia de Nossa Senhora das Dores

O Dia de Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) comemora-se anualmente no dia 15 de setembro. Um título dado entre vários outros como: Nossa Senhora do Pranto, Mãe Soberana, Nossa Senhora do Monte Calvário, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora da Piedade e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, a Virgem Maria. Este é um título que simboliza as sete dores sofridas por Nossa Senhora durante sua vida aqui na terra e durante os momentos da Paixão de Cristo. Os fiéis da santa fazem culto a ela promovendo a memória de suas dores e pedem por graças a serem alcançadas através de sua intercessão.

As Sete Dores sofridas por Nossa Senhora

Nossa Senhora sofreu desde que o Menino Jesus nasceu, quando era criança até os dias de sua morte. Aqui está as dores sofridas por Maria Santíssima durante sua vida terrena:

1 – A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas 2, 34-35)

2 – A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus 2,13-21)

3 – O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas 2, 41-51)

4 – O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas 23, 27-31)

5 – O sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João 19 25-27)

6 – Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27, 55-61)

7 – O sepultamento do corpo do filho no Santo Sepulcro (Lucas 23, 55-56)

Devoção e Simbolismo de Nossa Senhora das Dores

Foi em 1221 no Mosteiro de Schönau, na antiga Germânia, atual Alemanha, que os fiéis começaram o culto a Nossa Senhora das Dores. A celebração do dia de Nossa Senhora que acontece em 15 de setembro, iniciou-se em Florença, na Itália, através de uma ordem mariana, da Ordem dos Servos de Maria. Há um rosário chamado de Terço de Nossa Senhora das Dores, Terço das Lágrimas ou Rosário das Lágrimas fazendo-se também símbolo de Nossa Senhora das Dores. O rosário possui 49 contas brancas que são divididas em sete partes com sete contas cada. As sete partes representam as sete dores. A cada dor de Maria Santíssima contemplada, reza-se um Pai Nosso e sete Ave-Marias.

Nossa Senhora das Dores é adorada através de sua imagem/estátua, que representa um semblante muito sofrido e de dor, com o coração ferido por sete espadas, que são as sete dores sofridas por ela. Em algumas imagens apresenta-se aos pés da cruz com um rosto sofrido diante de seu filho morto. Um hino medieval chamado Stabat Mater Dolorosa (Estava a Mãe Dolorosa) foi originado desta imagem tão sofrida de Nossa Senhora. Já em outras imagens também com semblante muito sofrido com Jesus morto em seus braços após ele ter sido tirado da cruz, dando origem a uma famosa escultura, a Pietà.

Graças Prometidas por Nossa Senhora das Dores

Em revelações de Nossa Senhora a Santa Brígida, que a igreja católica aprovou, teremos as sete graças prometidas por Nossa Senhora a todos os fiéis que rezarem todos os dias sete Ave-Marias meditando as sete dores passada por ela. As Graças que Nossa Senhora das Dores prometeu são:

1 – Porei a Paz em suas Famílias.

2 – Serão Iluminados pelos Divinos Mistérios.

3 – Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos.

4 – Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas.

5 – Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.

6 – Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima.

7 – Obtive de Meu Filho que, os que propagarem esta devoção (às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e o Meu Filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria.

Outras Revelações de Jesus a Santo Afonso

Nosso Senhor Jesus Cristo revelou a Santo Afonso Maria de Ligório, algumas graças para os fiéis que fossem devotos de Nossa Senhora das Dores:

1 – Que aquele devoto que invocar a divina Mãe pelos merecimentos de suas dores merecerá fazer antes de sua morte, verdadeira penitência de todos os seus pecados.

2 – Nosso Senhor Jesus Cristo imprimirá nos seus corações a memória de Sua Paixão dando-lhes depois um competente prêmio no Céu.

3 – Jesus guarda-los-á em todas as tribulações em que se acharem, especialmente na hora da morte.

4 – Por fim os deixará nas mãos de sua Mãe para que delas disponha a seu agrado, e lhes obtenha todos e quaisquer favores. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2025 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!