O Dia de Santa Gema Galgani é comemorado no dia 10 de abril em homenagem à jovem santa que recebeu os estigmas de Cristo.
Gema nasceu em 1878, a data e o local do seu nascimento não são informações encontradas. Ainda assim, muitos relatos são encontrados a respeito da sua infância e da sua vida.
A família de Gina era muito rica, e tudo indica que essa família fazia parte da nobreza. Todavia, apesar da riqueza, toda a sua casa era extremamente religiosa e devota a Cristo. Desde muito pequena, a jovem menina recebeu uma forte educação religiosa que veio a ser fundamental por toda a sua vida.
Sua mãe foi um importante modelo. Ela aprendeu várias orações e teve início ao catecismo por influência materna, e durante todos os primeiros anos de sua vida ela era cercada de amor e muita atenção. De acordo com a tradição, já nos seus primeiros aprendizados, Gema já sentia uma forte devoção a Cristo e a Deus, onde a todo momento ela recitava as orações que havia aprendido.
No entanto, quando a jovem atingiu sete anos de idade, acabou se tornando órfã de sua mãe que tanto amava. A ausência e a falta de modelo lhe rendeu muito sofrimento, e mais uma vez por acaso do destino, seu pai veio a falecer pouco tempo depois de sua mãe, o que a tornou órfã “por completo”.
Recebendo abrigo de uma família amiga, Gema se apegou cada vez mais à sua religião. Ela levava a sério os conceitos do cristianismo, e já quando criança aplicava a caridade sempre que podia. É relatado que ela chegava a até mesmo dividir a merenda com seus amigos de escola.
Após receber sua Primeira Eucaristia, Gema recebeu em forma de sonho um pedido da Nossa Senhora, onde ela era convidada a entrar no convento da Ordem das Passionistas. Mesmo com o sonho, Gema teve a sua entrada negada pelos integrantes dessa instituição, e após a decepção, ela passou a se dedicar totalmente para o evangelho de Jesus Cristo.
Nesta “segunda parte” de sua vida, é relatado que a jovem mulher conversava com anjos, e que até mesmo chegou a receber a visita de São Gabriel. Em meio a esse momento, ela também recebeu os estigmas de Cristo que acabou lhe acarretando em terríveis ferimentos e condições médicas.
Porém, mesmo em meio às adversidades, Gema mais uma vez se agarrou em sua fé e recebeu todas as dores com muita alegria e paciência. Até que, tempos mais tarde, com apenas vinte e cinco anos, ela veio a falecer em função de uma grave doença que veio junto de todo o seu sofrimento.
Gema Galgani morreu em 1903 e foi canonizada pelo Papa Pio XII muitos anos a frente. Sua devoção era tamanha que ela chegou a se tornar modelo para a juventude, essa nomeação que também foi feita pelo papa que a canonizou.
A jovem também é reconhecida como “Virgem de Luca”, esse segundo nome é atribuído a família que a acolheu assim que ela se tornou órfã quando criança.