O Dia de São Cirilo de Alexandria é celebrado em 27 de junho nas Igrejas Católica e Luterana e 18 de janeiro e 9 de junho na Igreja Ortodoxa.
Cirilo nasceu no ano de 375 em Alexandria. Ele foi o Patriarca de Alexandria, nome dado ao arcebispo da cidade e também da cidade do Cairo, ambas no Egito.
Mas muito antes, quem estava nessa posição era o seu tio Teófilo, que inclusive cuidou de seus estudos na cidade, onde recebeu uma educação clássica e teológica.
Cirilo viveu um tempo como monge e passou cerca de 5 anos de sua juventude em mosteiros em Nítria, no Egito, até que Teófilo o chamou à cidade.
Aos 25 anos de idade, Cirilo finalizou seus estudos e se tornou leitor da igreja, ao lado de seu tio, que era o patriarca. Desde então, foi crescendo e alcançando outros cargos eclesiásticos.
Seu tio veio a falecer em 15 de outubro de 412, e o cargo passou a ser disputado por Cirilo e Timóteo, um arcediago que era o preferido de Constantinopla. Cirilo acabou vencendo e se tornou patriarca em 18 de outubro, exatamente 3 dias após a morte de Teófilo, com o apoio da maioria do povo.
Durante sua vida, São Cirilo foi escritor prolífico e arcebispo erudito, escreveu várias cartas, tratados e sermões, e foi Patriarca de Alexandria por cerca de 32 anos, até a sua morte por volta de 9 a 27 de junho do ano de 444. Sua boa reputação na religião cristã o fez ficar conhecido como "Selo de Todos os Pais" e "Pilar da Fé".