O Dia do Geógrafo é comemorado no dia 29 de maio.
A geografia é a ciência que estuda os fenômenos naturais e humanos, considerando suas relações reciprocas, uma vez que são ambos aspectos da superfície terrestre. A geografia se relaciona com diversos outros campos de conhecimento para obtenção de informações, como por exemplo a matemática, física, química, biologia, antropologia e biologia.
O geógrafo é aquele profissional formado em geografia. Ele é responsável pelo estudo, analise e compreensão da lógica de produção e transformação do espaço humanizado. Ele também estuda a relação do homem com o meio natural e aborda tanto a sociedade quanto a natureza.
O Dia do Geógrafo foi estabelecido no Brasil em 1936. A escolha pelo dia 29 de maio se deu uma vez que foi a data da inauguração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A geografia foi importante para o homem desde os primórdios da humanidade, quando ele precisava de água e abrigo. Hoje em dia, essa ciência se expandiu e o trabalho do profissional geógrafo é de grande abrangência. Ele pode atuar em inúmeros campos de conhecimento, como por exemplo, economia, urbanismo, biologia, sociologia e muitos outros. A geografia é uma ciência horizontal, por isso aborda diversos conhecimentos a partir de uma categoria própria, ou seja, o espaço geográfico, por isso pode se relacionar às mais diversas áreas de atuação.
A função mais importante do geografo é compreender as manifestações socioespaciais, estudar sobre técnicas e ações humanas e sua influência no espaço, território e regiões e a forma como esses lugares se transformam com o passar do tempo.
Um geógrafo pode atuar em diversas áreas, vamos citar algumas delas:
· Geografia urbana: essa área estuda relações sociais no espaço das cidades, analisa processos de transformação de lugares, regiões e paisagens.
· Geografia agrária: essa área realiza estudos sobre o meio rural, sobre condições naturais favoráveis ao uso de determinada técnica agrícola ou pecuária em seu meio.
· Geopolítica: essa área estuda o comportamento do Estado frente ao poder e domínio de determinado território.
· Demografia: estuda a dinâmica populacional, envolve saldo de crescimento e índices de migração de forma local e global.
· Geografia econômica: estuda as transformações exercidas no meio pelas atividades econômicas, como indústria, comercio e agricultura.
· Geografia cultural: estuda as culturas, compreende suas distribuições e a forma como elas modificam e são modificadas ao longo do tempo.
· Geografia da religião: estuda as transformações no mundo através da religião, estuda relações entre o espaço sagrado e o profano e a pratica das mais diversas religiões.
· Climatologia: estuda a atmosfera e as transformações ocorridas ao longo do tempo.
· Hidrografia: estuda os recursos hídricos, cursos d’água e bacias de drenagem.