No dia 26 de Setembro é celebrado o Dia Interamericano das Relações Públicas. Nesta data é comemorada a profissão de relações públicas, que é a área responsável pelas ações de comunicação com a sociedade e públicos de interesse dentro de determinada organização, seja ela privada ou governamental.
O dia 26 de setembro foi estabelecido com a participação diversos países como Brasil, Chile, EUA, Colômbia, Panamá e outros que participaram de uma conferência de Relações Públicas na Cidade do México, ato que criou a Federação Interamericana de Relações Públicas (FIARP), sendo então definido o Dia Interamericano das Relações Públicas, a mesma data de sua fundação.
Algumas das resoluções que se originaram com a criação da FIARP foram:
- Criar a unidade e colaboração entre todas as organizações públicas ou privadas que possuam profissionais de relações públicas
- Fazer promoção das atividades de relações públicas em todo o continente americano
- Unificar e melhorar o ensino de relações públicas
A FIARP passou a ser conhecida posteriormente como Confederação Interamericana de Relações Públicas (CONFIARP).
O Dia Nacional das Relações Públicas é celebrado no Brasil em 2 de dezembro, em razão dessa ser a data de nascimento de Eduardo Pinheiro Lobo, considerado o primeiro gerente de relações públicas do Brasil. Essa data foi definida pela Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), oficializada depois pela Lei n° 7197, de autoria do deputado Divaldo Suruagy, um dos sócios da ABRP.
A oficialização da profissão de relações públicas no Brasil ocorreu em 1967, quando foram criados conselhos estaduais e federais para regular a profissão, bem como estabelecer regras para o profissional dessa área.
A formação desse profissional é específica e o primeiro curso de Relações Públicas no Brasil foi criado pela USP em 1966, que foi ministrado na Escola de Comunicação e Cultura a época, sendo a atual Escola de Comunicação e Artes.
Hoje em dia, a maioria das grandes faculdades e universidades oferecem cursos na área de relações públicas, bem mais voltadas na formação do profissional que desenvolverá ferramentas de comunicação seja interna ou externa dentro de ambientes organizacionais, com a sociedade, governos, clientes, fornecedores, imprensa e público da área de interesse daquela organização.