O Dia Internacional do Homem é comemorado em 19 de novembro. No Brasil, o Dia Nacional em homenagem ao sexo masculino é 15 de julho.
O Dia Internacional do Homem é celebrado por diversos países no mundo, incluindo o Brasil – embora tenha-se o Dia Nacional para tal comemoração, iniciativa considerada e proposta pela Ordem Nacional dos Escritores.
É claro que, se pensar através da história, a data do Dia Internacional do Homem não possui tanta repercussão. Entretanto, é extremamente importante.
Diversos objetivos estão enraizados na data, sendo que um dos principais é trazer maior atenção sobre os cuidados sobre a saúde masculina (física, mental, espiritual e social). Além deste objetivo, o Dia Internacional do Homem procura:
· Conscientizar a igualdade entre gêneros,
· Destacar os papeis do homem na sociedade, no casamento e na própria educação dos filhos, e claro, dentro da família como um todo,
· Promover o valor da paternidade,
· Promover o valor dos modelos paternos,
· Melhorar a educação e a esperança de vida dos homens,
· Melhorar o auxílio psicológico aos homens,
Assim como no caso das mulheres, os homens precisam denunciar qualquer discriminação sofrida, que ocorrem especialmente em áreas da educação, saúde e direito.
Pode-se afirmar que o Dia Internacional do Homem também foi criado para expor uma imagem mais positiva do sexo masculino, já que o gênero não é apenas machista, ou aquele que apenas paga as contas. O Dia Internacional do Homem serve para lembrar dos homens que são companheiros, amorosos, pais dedicados, trabalhadores e guerreiros.
Geralmente, para celebrar esta data, os países que a seguem realizam diversas atividades, como, por exemplo, seminários, debates, mostras de arte, atividades escolares, passeatas e outros exercícios. Para cada ano, há um tema diferente como foco. Em 2002, por exemplo, a celebração deu-se sobre o tema da saúde masculina.
Vale lembrar que o mês de Novembro, no Brasil, também é chamado de Novembro Azul, momento do ano em que são realizadas campanhas de conscientização por diversas entidades de saúde para que a sociedade – principalmente os homens – percebam a importância em ir ao médico e em relação aos problemas de saúde que podem aparecer. O enfoque, normalmente, é na prevenção e também no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O Dia Internacional do Homem foi uma sugestão do ex-líder soviético Mikhail Gorbachev. Ele pretendia que o dia homenageasse as figuras masculinas mais importantes de seu país e que obtiveram evidência no mundo.
A data foi instituída pelo médico Jerome Teelucksing, de Trinidad e Tobago, e apoiada, em 1999, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Diversos outros grupos de defesa aos direitos masculinos de vários continentes (América do Norte, África, Ásia e Europa) também apoiaram a instituição do Dia Internacional do Homem.
A primeira comemoração, portanto, ocorreu em 19 de novembro de 1999.