O Dia de Santo Canuto é comemorado no dia 19 de janeiro, em homenagem ao filho do Rei Sueno II, que soube aproveitar toda a autoridade e os benefícios da monarquia para ajudar as pessoas humildes do seu reino.
São Canuto era dinamarquês e nasceu em berço nobre no ano de 1040. Seu pai era Monarca, e desde menino incorporou o hábito da oração na sua vida. Adorava as histórias sobre Jesus e seus ensinamentos.
Canuto era o sucessor do trono, mas que foi usurpado pelo irmão quando o pai faleceu. Singelo, não sentiu raiva por isso, foi conivente para que o irmão reinasse com sabedoria.
Enquanto isso, se dedicou plenamente à evangelização em nome de Cristo. Casou-se e teve um filho, mas o tempo de governo do seu irmão não foi longo, veio a falecer em uma batalha e, em seguida, Canuto assumiu o Reino.
Seu reinado foi entre os anos de 1080 e 1086, período curto, mas intenso em obras.
A história exalta a monarquia baseada nos fundamentos cristãos que São Canuto aderiu para governar, estabelecendo:
· Prioridades para os órfãos;
· Atenção e auxílio financeiro para as viúvas;
· Comida, vestes e abrigo para os necessitados.
Muitos simpatizavam e recebiam bem suas obras e seu governo, outros nem tanto. Odiavam Canuto pelo generoso coração e excesso de zelo com seu povo.
Mesmo após assumir a coroa real, Canuto, o sucessor de número IV da dinastia dinamarquesa, permaneceu com sua célebre devoção ao Cristianismo e levou os ensinamentos para todos os cantos do reino.
Acreditava no poder do exemplo e da bondade para guiar seu povo, por isso conduzia qualquer assunto, ponderando as afirmativas e sentenças de todos os envolvidos.
Canuto instituiu o dízimo como regra para cobrir as despesas em força bélica, o que desagradou à população e instaurou pequenos conflitos em pontos aleatórios do reino. Inclusive, quando os fiscais chegavam para cobrar, eram banidos com violência.
Sua intenção com a cobrança deste valor não agradou boa parte dos súditos e principalmente aqueles que desde o início não apoiavam seu reinado.
Por isso, instaurou-se uma rebelião, e o rei precisou fugir para Odensee, mas foi em vão. Seus inimigos, dispostos a dar fim a sua vida, partiram em perseguição e o mataram, diante do altar, recebendo a Santa Eucaristia.
Sua morte aconteceu em 17 de julho de 1086.
São Canuto é o padrinho da Dinamarca, e sua canonização aconteceu em 1300, oficialmente pelo Papa Pascal l.
Existe um segmento da história que desejou distorcer a imagem de Canuto, influenciada pelas opiniões contrárias vindas após sua morte.
Porém, os fatos ilustram seu governo como sendo, liberal e participativo, fundamentado no absolutismo desconhecido até então.
Mesmo sendo um rei, Canuto permanecia com hábitos e penitências de um bom Cristão, pois:
· Sob suas vestes reais usava o silício;
· Dedicava muitas horas do dia para suas orações;
· Levava uma vida reta, com responsabilidades de pai e marido, sem qualquer distração ou promiscuidade;
Além disso, Canuto era devoto fervoroso da Virgem Santíssima, e em homenagem a ela, solicitava que edificassem, escolas, hospitais e conventos.
Justiça, caridade, penitência e oração foram legados que Canuto entregou ao mundo, os argumentos não são suficientes para que sua imagem seja vista como um tirano, ou malfeitor.
Por isso, devemos aproveitar o dia 19 de janeiro, data litúrgica, para lembrar e orar em sua memória do esforço que um Cristão deve dispor para exercitar sua fé.