O Dia Internacional dos Povos Indígenas, ou apenas chamado de Dia Internacional do Índio, é comemorado em 9 de agosto.
Não confunda esta data com o Dia do Índio, celebrado anualmente em 19 de abril, apenas nos países do continente americano. No resto do mundo, a homenagem aos povos indígenas é feita no dia 9 de agosto.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas tem como objetivo homenagear a cultura indígena, conhecendo seu verdadeiro valor. Deve-se ainda refletir sobre o como é importante preservar esses povos, principalmente mantendo suas terras e respeitando as diferenças culturais.
Muitas cidades realizam festejos comemorativos, além de estimularem pesquisas nas escolas, e exposições em museus.
Origem do Dia Nacional dos Índios (o que é comemorado em 19 de abril)
A origem se deve ao I Congresso Indigenista Interamericano, acontecido em 1940 no México. Esse evento tinha como meta cuidar dos direitos dos indígenas.
Naquela ocasião, líderes indígenas foram convidados a participar do Congresso emitindo suas opiniões em reuniões e outras decisões, juntamente com outras autoridades de vários países da América. Porém, inicialmente nenhum índio compareceu. E os motivos eram claros: medo e preocupação, pois esse povo sempre foi perseguido pelos “homens brancos”, e também por não terem seus pontos de vista ouvidos.
Em 19 de abril de 1940, naquele Congresso, enfim os líderes indígenas resolveram participar, pois notaram que ia ser, de fato, uma situação histórica.
Desse modo, este dia é considerado o Dia Nacional dos Índios pelos países americanos. O então presidente Getúlio Vargas, com um grande incentivo do Marechal Rondon, firmou o decreto nº 5.540, do ano de 1943, estabelecendo esta data comemorativa no calendário brasileiro.